quinta-feira, 1 de março de 2012

Você exerce sua cidadania?


Segundo o dicionário, cidadão é o habitante da cidade.

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à

propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter

direitos civis. É também participar no destino da sociedade,

votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e

políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,

aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza

coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à

saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter

direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003)

fonte do texto.UnB / CESPE – Banco do Brasil S.A. –Seleção 2003/001 – Aplicação: 27/7/2003

Bem caros amigos navegando pela net achei este texto em uma prova de

concurso o qual me fez refletir em que aspecto o estado, e

eu tenho contribuído para que este conceito de cidadão seja realmente

aplicado com eficácia.

Então me perguntei:

1-O que estou fazendo ou devo fazer para melhorar a comunidade ou

cidade onde moro?

2-Poderia fazer algo mais para ajudar?

3-Se temos direito a uma velhice tranqüila, porque vejo tantas pessoas

velhas catando recicláveis para complementar a aposentadoria, e suprir

suas necessidades?

4-Estou observando o que acontece no meu bairro, ou com meu vizinho?

5-Somos realmente cidadãos ou nos rotularam para poder tirar proveito

assumindo um poder público e com isso angariar vantagens?

6- Exerço de fato minha cidadania?

7-Porque o estado e a união ignora os idosos?

Refletindo sobre estas perguntas, descobri que poderia estar contribuindo mais para o bem comum da comunidade, deixando de lado as obrigações do estado e fazendo a minha parte.

Waldir Galis.


19 comentários:

  1. Bela reflexão. Muitas vezes esperamos só pela iniciativa do governo alegando que pagamos impostos e nós "cidadãos" não agimos como tais. Recebi um selo e passei para você. Fique a vontade para postar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Waldir, obrigada pela visita. Nossa eu nem sabia que havia código para confirmar comentários em meu blog, o que aliás acho chatíssimo. Acontece que quem fez meu blog foi minha filha, eu não entendo nada disso, rs. Ela esta pra vir aqui e vou pedir a ela pra fazer issi pra mim ou se possível me oriente como devo proceder.Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa tarde!
    Olha!Pior, que é verdade! Muitas vezes, esperamos "iniciativas" para fazermos alguns atos de cidadania!
    E poucas das suas perguntas...eu pude responder com convicção !
    Vamos melhorar, né não?
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Boa quinta!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Acredito totalmente no seu 5° pensamento ...
    È tudo o questão de volume financeiro, pelas partes competentes, infelizmente .

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É Waldir! Na verdade como são pouco os que fazem o bem, queremos fazer uma sociedade diferente, certo? Ok, só o poder do mal é tão grande e orgulhoso por causa do dinheiro, é complicado...só Um Ser Poderoso para fazer diferente :) ...é a vida, e na verdade essa vida é um teste...abraços até ++ fica com Deus

    ResponderExcluir
  7. Um texto bem reflexivo, sem falar de governo, o que faço é tentar ser correta, pode parecer simples, mas não perturbo ninguém, deixo sempre a frente da casa em ordem, se puder ajudar o vizinho faço, ajudo na coleta seletiva, não jogo lixo em vias públicas, economizo água, energia e não desperdício alimentos, são atitudes que sozinha não parece nada mas num todo faz muita diferença, alguns que reclamam são os que não agem de forma nenhuma. Mas tem coisas que é só o sistema para fazer e ai misericórdia.

    ResponderExcluir
  8. Acho que tenho tentado exercer sim!Beijos

    ResponderExcluir
  9. Passando aqui por indicação do blog Sei que Deus existe.
    Gostei muito mesmo, parabéns pelo seu trabalho.Estou seguindo.
    Me visite em :
    www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
    (assuntos diversos)

    www.patyiva.blogspot.com
    (trabalhista, finanaceiro,contábil,etc)

    Patrícia Alves

    ResponderExcluir
  10. Se cada pudesse fazer pelo menos um pouco já conseguiríamos melhor muito o ambiente que vivemos.

    ResponderExcluir
  11. Acho que ninguém exerce plenamente a cidadania. Por preguiça, por falta de informação, por medo.

    Escrevi sobre um assunto similar no meu blog, quem tiver paciência dê uma olhada lá depois.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto, nem sempre damos o melhor de nós...

    Abçs

    ResponderExcluir
  13. BOA TARDE
    AMIGO
    SÃO POUCOS QUE EXERCEM A CIDADANIA. MUITO BOM TEXTO.
    PASSANDO PARA TE DESEJAR UM LINDO FIM DE SEMANA.
    COM CARINHO
    BRISA

    ResponderExcluir
  14. Olá Waldir, sinceramente acho que posso melhorar muito o exercício da minha cidadania, eu corro de confusão então muitas vezes evito exerce-la p não arrumar problemas, é um absurdo eu sei, visto que isso me coloca como milhões de outros brasileiros que se calam por achar que não vale a pena, nesse sentido eu preciso evoluir muito! rssr Abraços ótimo post

    ResponderExcluir
  15. As vezes reclamo mais sei que faço pouco tbm, sei que sou errada, muito bom este texto.

    ResponderExcluir
  16. Hoje como estou morando numa cidade menor, tenho participado de muitas coisas com os membros da igreja, tenho aprendido a dar valor as pessoas, pois como morava em sampa, nem sabia quem era meu vizinho direito.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Waldir, depois de estar alguns dias ausente por estar enfrentando algumas dificuldades pessoas, estou de volta para interagir com todos os meus amigos das redes sociais, mais uma vez gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e também agradecer pelo apoio que sempre tem nos dado em nosso modesto trabalho. Boa semana e que o eterno Deus lhe abençoe grandemente.
    Abraço fraternal Pr. Ivan Pereira.
    http://www.privan.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho que precisamos melhorar
    faço pouco,mas refletindo ,tenho
    muito que aprender,nem sempre
    a gente consegue ,fazer mais pela
    cidadania!!

    ResponderExcluir
  19. MUITO BOM LER ESSE TEXTO... MUITOS ABREM APENAS SABEM CRITICAR OU JOGAR TODO ONUS DE RESPONSABILIDADE ERM CIMA DO GOVERNO, ESQUECENDO QUE FAZEMOS PARTE DE UMA SOCIEDADE, SOCIEDADE ESSA, QUE É FORMADA POR PESSOAS QUE QUEREM SER RESPEITADAS COMO CIDADÃOS DE BEM, DE FATO E DE DIREITO. LEMBRAR QUAL É A NOSSA PORCENTAGEM DE RESPONSABILIDADE FAZ COM QUE O MUNDO A NOSSA VOLTA TENHA MAIS QUALIDADE, BENEFÍCIOS E RESPEITO PELOS DIREITOS DE CADA UM. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE... DESDE A RECICLAGEM DO LIXO AO RESPEITO A INDIVIDUALIDADE DE CADA UM. DESDE A CESTA BÁSICA AO NECESSITADO ATÉ O PAGAMENTO LEGAL DE NOSSOS IMPOSTOS.


    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Muito obrigado por deixar seu comentário
Volte sempre!

Meus poemas e contos estão registrados

myfreecopyright.com registered & protected