quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lembranças

Eu estava pensando de que sentia saudade e comecei a lembrar das coisas e de tudo que vivi, e o que mais me veio a mente foi a minha infância.

Nasci e morei até os oito anos em um sítio no Paraná e lembro-me muito bem com detalhes, mas acho que é porque foram momentos bons e felizes de minha vida.

Lembro que andava de carrinho de rolimã nos carreadores do gado no meio do pasto e se esborrachava quando tinha um buraco.

Lembro que ia junto ao meu avô no pomar, cortava a cana, fazia garapa e depois colocava em um tacho e fazíamos rapadura e açúcar mascavo.

Lembro que subíamos na laranjeira no meio do pasto para chupar laranja e as vacas vinham e tacávamos laranja e juntava mais vacas ainda para comer as laranjas. rsrsrs

Lembro que fui cortar um pé de mamão que meu pai falou para não cortar e quando estava caindo em vez de sair para o lado corri para o lado que estava caindo, rsrsrs levei uma lambada nas costas que quase morri kkkkk.

Lembro que íamos ao ninho da galinha e bebíamos ovo cru.

Lembro que doce e refrigerante a gente só bebia em final de ano e na páscoa.

Lembro que subia no pé de manga e descia todo melequento com a boca toda amarela.

Lembro que fui pra roça com meu pai e estava andando sobre um tronco dei de cara com uma cobra verde, sai correndo e quase me matei em uma cerca de arame farpado. Kkk

Lembro que nossa diversão era andar de perna de pau de quase dois metros de altura e nadar na represa que tinha no fundo do sítio.

Lembro que eu e meu irmão íamos pescar bagre com meu pai à noite.

Lembro que nos fazíamos arapuca, para pegar passarinho e armadilha para pegar preá.

Lembro que mudamos para o Estado de São Paulo e ai tudo começou a mudar.

Lembro que para nadar em um rio precisávamos andar muito porque era longe, e com isso ficávamos quase o dia inteiro fora de casa.

Lembro que começamos a tomar refrigerante todo final de semana, e com o passar do tempo todos os dias.

Lembro que meus avôs morreram.

Lembro de meu pai ficando cada vez mais triste por ter deixado o sítio.

Lembro que tudo era mais fácil e mais simples, pois as crianças brincavam com liberdade, não tinha tanta coisa que tem hoje para prender dentro de casa.

Lembro que não tinha, ou eu não sabia, mas não ouvia falar em droga, e crimes.

Oxalá esses dias tivessem continuado na simplicidade que era, o mundo estaria bem melhor.

Pena que tudo se moderniza, maquinas fazendo o serviço de homens, computadores controlando tudo, até a vida das crianças, terrorismo e outras coisas que denigrem a humanidade.

Me da uma dor no coração de lembrar essas coisas e ver como o mundo esta agora, que só Deus para confortar o coração, se ainda tivesse um lugar assim na terra, simples sem crimes, sem drogas, eu iria correndo morar la e viver em paz com minha esposa.

Waldir Galis

fonte da imagem: informaleilegivel.blogspot.com

16 comentários:

  1. Quando penso que vc não vai superar seus textos vc consegue, acabei de fazer uma volta ao passado e to lembrado de coisas a muito esquecidas, passei muito tempo da minha infancia em um sitio em Araras fiz muitas dessas coisas com meu avo..parabens

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Waldir
    Hoje postei no meu blog a Canção do Exílio de Gonçalves Dias e fiquei muito triste porque não consegui, assim como o poeta, visualizar as imagens do Brasil que ele descreve em sua poesia. E fiquei mais triste ainda por saber que a culpa de tudo isso é do próprio povo barsileiro, que por causa da sua ganância e ignorância tem destruído nossas matas, nossos riios..
    Que Deus tenha misericórdia do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Waldir que bela mensagem, eu quase morri de carrinho de rolimã, morava aqui em sampa nua ladeira tremenda vivia com braço e perna cruzada.
    Não tinha tempo pra tv, era rua, jogo de futebol, bolinha de gude, soltei tanta pipa sem cerol claro, puxa concordo com a Edenicia, um pouco é culpa do povo que esquece e o resto é o fim dos tempos mesmo, ninguem mais tem tempo para ser feliz.

    ResponderExcluir
  4. É meu amigo outrosssss tempos, não existe mais isso a facilidades chegou e com ela a solidão, ningume tem tempo para mas nd é fast foo ou tv. Que bom que vc vivei isso.

    ResponderExcluir
  5. Waldir esqueci de contar la no sitio vivia tacando pedra nos cachos de abelhas, imagina um dia elas me pegaram e estou vivo por Deus, kkkkk fiquei internado 7 dias, kkkk

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha tido uma infancia assim, nem vou descrever a minha se não vc vai chorar, so ficava dentro de casa, via alguma coisa na tv, e etc... e tal.

    Queria ter tido tudo isso ainda bem que agora morando aqui em minas to vendo o que é viver um pco apesar de nada ser mais como antes.

    Topico dez vc é sensacional.

    ResponderExcluir
  7. Caro Waldir que infancia linda, a minha tbm foi assim, interior de Goias, o que comi de ovo podre, kkkkk qdo já sentia o gosto já era, kkk, brincava subindo em arvores, pião, nadava em lagoa, minha vo ficava doida, mas logo as 7 anos eu avo faleceu, minha vo vendeu tudo e veio pro rio de janeiro ate que aqui fui feliz tbm, hoje vejo meus netos somente em frente de computadores, nem tem tempo pra falar com a gente, nao leem, nem fazem atividade visita, digo que sõa uns molengas, kkk fazer o que o tempo passa e e penso que cada vez pior. Texto maravilhoso parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Ei tive uma infancia até que boa, brinquei muito de queimada, amarelinha, caracol, kkkk de esconde esconde, ate 3 anos de idade ia sempre no sitio dos meus avos, mas odiava sujar o é na terra, meu avo ria que só, de ver como eu era nojentinha, kkkk nunca gostei de terra prefiro asfalto, kkk mas tbm tive essa epoca de so tomar refrigerante de domingo, depois o tempo foi passando mas agradeço a Deus que eu não fui uma criança infeliz ate que no que era possivel foi muito ativa, nada como as de hoje que so ficam em casa e no pc., adorei o texto.

    ResponderExcluir
  9. De td que vc escreveu ai ,eu
    tbm lembrei de muitas coisas
    no sitio,meus pais,meu avõ,meus
    irmãos..Que saudade e um tempo
    que não volta mais.....Boca
    melequenta de manga ahhh como
    lembro rsrsrsr!!!

    ResponderExcluir
  10. Tive uma infancia já bem dificil comecei a trabalhar com 6 anos de idade com minha mãe de faxineira, meu unico divertimento eram bonecas ganhas de fim de ano, meu descanso era na escola la sim corria, brincava e distraia um pco, tv fomos ter com quase 15 anos, tinhamos um radinho kkkk mas não reclamo não estou aqui, feliz de quem pode ter lembranças boas guardadas no coração.

    ResponderExcluir
  11. Não tive uma infancia ruim, brinquei muito ate, mas nada de natureza, era cidade apesar que adoro asfalto, mas tenho boas recordações, parabens pelo texto,

    ResponderExcluir
  12. waldir que beleza ler um texto que nos traz paz e lembranças agradaveis, eu fui criada com meus avos la no belenzinho, foi maravilhoso, vizinhança boa, tds se conheciam, ficava na rua ate tarde sem medo, muito bom, saudadessss

    ResponderExcluir
  13. Meu irmão, passando aqui para dizer que tem um selo especial para vc la no meu blog, este mês resolvi fazer uma homenagem a todos que passam por lá e deixam um comentário, Deus te abençoe.

    http://www.seiquedeusexiste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Minha infancia foi na cidade mas aprontei muito, joguei futebol, volei, andei muito de bicicleta, de rolimã só uma vez cai e quebrei o braço ai nunca mais, kkkkk é o tempo voa.

    ResponderExcluir
  15. Amei sua estória de infância.Me remeteu as minhas lembranças,que foi também maravilhosa,numa pequena cidade de MG.Mas ainda passo férias lá,pois mtos ficaram,graças a DEUS.
    Eu?tive que vim para SP.Mtos não acreditam em destino.Eu acredito?pois relutei tanto para viver em SP.E cá estou há 30 anos.
    Meus irmãos costumam dizer que acorrentei minha alma,na minha terra.
    Vivi no paraiso até os 15 anos.
    Mas é uma longa estória...rs..
    até mais!

    ResponderExcluir
  16. Minha infância foi maravilhosa, eu vivia na rua brincando, jogava bola com a molecada, subia em pé de goiaba, amora, brincava de queimada, de três cortes, não me preocupava com nada.
    Me lembro bem, que refrigerante era só no final de ano, ou no aniversário de alguém, a fartura não era como a que tenho hoje, mas era uma época boa, ninguém tinha medo de nada, éramos inocentes e puros, foi uma fase muito boa, tenho ótimas recordações.

    Parabéns pela postagem

    ResponderExcluir

Muito obrigado por deixar seu comentário
Volte sempre!

Meus poemas e contos estão registrados

myfreecopyright.com registered & protected