sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aula de direito



AULA DE DIREITO
 
Uma manhã, quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito"
entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um
aluno que estava sentado na primeira fila:
- Como te chamas?
- Chamo-me Juan, senhor.
- Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o
desagradável professor.
Juan estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se
rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala. Todos estavam
assustados e indignados, porém, ninguém falou nada.
- Agora sim! - e perguntou o professor - para que servem as leis?...
Seguíamos assustados, porém, pouco a pouco começamos a responder à sua
pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso... para que haja justiça. E agora, para que
serve a justiça?
Todos começavam a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. Porém,
seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado...  Para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal, porém... respondam a esta pergunta: agi
corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?...
Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não!! - respondemos todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!!!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e
regras se não dispomos da vontade necessária para pratica-las?
- Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma
injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!
- Vá buscar o Juan - disse, olhando-me fixamente.
Naquele dia recebi a lição mais prática no meu curso de Direito.
Quando não defendemos nossos direitos perdemos a dignidade e a
dignidade não se negocia.
 

18 comentários:

  1. Gostei, lutar pelos nossos direitos é nosso dever..

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lição de vida heim Waldir
    tem coisas que a gente nem imagina
    esse texto valeu mesmo eu aprendi mais um pouco
    Abraços de bom final de semana
    Rita!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uauuuu, esse sim sabe dar aulas, uma ótima forma de aula demonstrativa! Adorei! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Waldir, que grande lição essa! Se todos nós reclamassemos quando presenciamos uma injustiça o mundo seria melhor com certeza.
    Abraço.
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso no começo estranhei depois vi o quanto somos omissos, temos que lutar jamais nos calar.

    ResponderExcluir
  6. Uau...Que lição sensacional!
    No princípio até eu me indignei.

    ResponderExcluir
  7. Waldir, que texto maravilhoso..
    Que lição em?
    Realmente.. não sei se por comodismo... por covardia... mas às vezes deixamos de exercer nossos direitos, deixamos de cumprir com nossos deveres nos tornando omissos diante de algumas situações..
    Muito bom mesmo..
    Ótima reflexão
    Um fim de semana adorável pra vocês!!!
    Sheila

    ResponderExcluir
  8. Qdo entramos no mundo jurídico, temos uma coragem indômita: queremos mudar o mundo, inspirar pessoas e se impor diante das injustiças.
    Vc vai crescendo e percebe que as coisas não são assim: por mais que vc queira ser diferente, vc vai levar pedradas (a maioria injustas), vão te caçoar, te perseguir, te reprimir. Dai, vc entra na 2ª fase "fazer apenas a sua parte". E tem a 3ª, que, qdo vc cansa de apanhar e nem receber um obrigado, vc só preocupa apenas em tirar o seu dinheiro, pois, td que vc pode fazer, vai lhe prejudicar (e sua família tb). Por isso, esse texto, embora inspirador, pra mim, passa longe da realidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Waldir, que ótima aula essa de Direito. A dignidade é algo a se buscar sempre, principalmente em uma sociedade que parece defender as injustiças e espertezas. Um abraço!

    ResponderExcluir

  10. Olá Waldir,

    A justiça somente será viável se a exercermos indistintamente, para com os nossos próprios interesses ou daqueles que no circundam, independentemente de estarmos de posse de um diploma de bacharel ou no exercício efetivo da profissão.

    Embora com um método um tanto rude, não se pode negar que o ensinamento desta aula foi bem assimilado por todos.

    Abraço.
    (Cheguei aqui por intermédio da Bia, do blog Revolta e Romance).

    ResponderExcluir
  11. Segui o caminho que a Bia indicou e não me arrependi (rss).
    Todos esperam por justiça, mas deixam nas mãos dos outros os procedimentos necessários. Somos responsáveis por ela e nosso silêncio só favorece os que desrespeitam direitos. A lei é fria e, por si só, não produz resultados. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Waldir!

    Te vi na Bia. Que lição! Sou um pouco encrenqueira, por este motivo, ferir a nossa dignidade, usurpar os nossos direitos básicos. Como dizem aqui no interior "solto fogo pela venta" e perco o meu estilo zen.

    Tenha uma iluminada e produtiva!

    ResponderExcluir
  13. Waldir,

    Excelente exemplo!

    O meu amadurecimento me trouxe mais coragem, mais agilidade, mais atitude. As vezes até me pergunto sobre o por que de minha impulsividade contra alguma injustiça quando outros que me cercam se fazem de mortos. Não me arrependo, afinal, quando faço isso, fiz o bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Waldir, por compartilhar conosco esta aula, que é uma aula para todos também, com certeza! Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sensacionalllllllllll aprendi mesmo com esse texto.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei feliz por ter retribuído a visita. Será sempre um prazer recebê-lo. Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Waldir!
    Obrigado por estar seguindo meu blog.
    Seja sempre bem-vindo ao meu cantinho.
    Muito interessante e bem descrita esta aula, que ilustra como devemos aprender a por em prática nossos direitos.
    Um grande abraço com carinho

    ResponderExcluir

Muito obrigado por deixar seu comentário
Volte sempre!

Meus poemas e contos estão registrados

myfreecopyright.com registered & protected