quinta-feira, 19 de julho de 2012

Porteiro de Cabaré ( Historia real)


*Um belo exemplo de vida!*

 Não havia no povoado pior emprego do que 'porteiro do cabaret (cabaré).
 Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem?
 O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício.
Um dia, entrou como gerente do cabaré um jovem cheio de idéias, criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento.
 Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções.
 Ao porteiro disse:
 - A partir de hoje, o senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um
 relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços.
 - Eu adoraria fazer isso, senhor, balbuciou - Mas eu não sei ler nem
 escrever.
 - Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir traba-lhando aqui.
 - Mas senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida
 inteira, não sei fazer outra coisa.
 - Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo senhor. Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte.
 Dito isso, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer?
 Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho.
Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego.
 Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado.
Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa.
 Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma
 mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra. E assim fez.
 No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta:
 - Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar.
 - Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar, já que...
 - Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.
 - Se é assim, está bem.
 Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse:
 - Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim?
 - Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens  mais próxima está a dois dias de viagem, de mula.
 - Façamos um trato - disse o vizinho.
 Eu pagarei os dias de ida e volta, mais o preço do martelo, já que você
 está sem trabalho no momento. Que lhe parece?
 Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias. Aceitou.
 Voltou a montar na sua mula e viajou.
 No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa.
 - Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo.
 Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem, mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras.
Que lhe parece?
O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um
 alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi
 embora. E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'.
Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para
trazer as ferramentas.
Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro, trazendo mais
ferramentas do que as que já havia vendido.
De fato, poderia economizar algum tempo em viagens.
A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viagem, faziam encomendas.
 Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes.
 Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira loja de ferragens do povoado. Todos estavam contentes e compravam dele.
 Já não viajava, os fabricantes lhe enviavam os pedidos. Ele era um bom
 cliente. Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, a ter de gastar dias em viagens.
Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos.
E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc
E após foram os pregos e os parafusos...
Em poucos anos, ele se transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas.
Um dia decidiu doar uma escola ao povoado.
 Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício.
 No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da
 cidade, o abraçou e disse:
 - É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do livro de atas desta nova escola.
 - A honra seria minha, disse o homem. Seria a coisa que mais me daria
 prazer, assinar o livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou analfabeto.
 - O Senhor? disse incrédulo o prefeito. O senhor construiu um império
 industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado. Eu pergunto:
 - O que teria sido do senhor se soubesse ler e escrever?
 - Isso eu posso responder, disse o homem com toda a calma: - Se eu soubesse
 ler e escrever... ainda seria o PORTEIRO DO CABARÉ...
 Essa história é verídica, e refere-se a um grande industrial chamado
Valentin Tramontina, fundador das Indústrias Tramontina, que hoje tem 10 fábricas, 5.500 empregados diretos, produz 24 milhões de unidades variadas por mês e exporta com  marca própria para mais de 120 países é a única empresa genuinamente brasileira nessa condição. 
A cidadezinha citada é Carlos Barbosa, e fica no interior do Rio Grande do Sul.

20 comentários:

  1. Um exemplo de vida gostei muito não sabia.

    ResponderExcluir
  2. Olha que linda história desse homem
    a as peças da Tramontina são maravilhosas já tive várias delas
    Parabéns ,pq eu não sabia disso
    Belo trabalho desse pequeno grande homem!
    Abraços
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Um historia que deveria ser mostrada em uma reportagem adorei.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico esse post amigo, adoro saber curiosidades assim que nos inspiram, adorei saber a história desse homem, que bom que ele não sabia ler nem escrever, me lembrei da história da vaquinha, as vezes precisamos somente de um empurrãozinho! Abraçooosos

    ResponderExcluir
  5. Waldir muito lindo o post..
    Ás vezes nos desesperamos quando uma porta se fecha... mas nem sabemos nós que uma imensa está bem adiante..
    Muito bom mesmo

    Sheila

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Há males que parecem maus, mas vêm para o bem.Ele não sabia ler nem escrever, mas tinha tino comercial.Ah,Waldir, se muitos dos nossos políticos tivessem essa visão! A educação seria diferente.
    Excelente!
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Waldir, este tipo de exemplo conheço bem perto de mim: um filho de porteiro e domestica que se tornou um grande design! Reconhecido até no exterior, assinando capas de CDs de grandes bandas, recentemente fez um clipe para uma banda famosa estrangeira, rock in rio... etc! Um orgulho e um exemplo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa história é uma grande lição com certeza...

    Abçs

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde meu amigo Waldir
    Vim te trazer meu abraço e te dizer que ”Existem pessoas em nossas vidas
    Que nos deixam felizes
    Pelo simples fato de terem
    Cruzado o nosso caminho
    E você é único em minha vida.”
    Obrigada por sua amizade!
    Beijinhos com afeto
    Gracita

    ResponderExcluir
  11. Não sabia disso estou encantada, feliz dia do amigos pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Waldir,
    que seja uma tarde repleta de Amigos a sua volta,
    com aqueles que falem ao seu coração com respeito e admiração.
    "A amizade não tem preço, não se compra nem se vende porque é um adorno do coração."(DA)

    Abraços!
    RioSul

    ResponderExcluir
  13. MEU QUERIDO AMIGO
    MUITO BOA A HISTÓRIA DESSE RAPAZ.FELIZ DIA DO AMIGO!!

    Cada pequeno olá, cada pequeno sorriso,
    cada pequena ajuda é capaz de
    salvar um coração machucado.
    Há um milagre chamado “Amizade“.
    Você não sabe como ela
    aconteceu ou quando começou.
    Mas você sabe a alegria que
    ela traz e percebe que a “Amizade“
    é um dos dons mais preciosos
    que Deus nos concedeu.
    ♥Obrigado pela sua Amizade!!♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, seu Waldir?
    ...eu penso que ter medo de mudar é o mesmo que ter medo de viver, portanto, temos de estar flexíveis, pois tudo acontece num piscar de olhos...
    Obrigado pela visita!
    Feliz Dia Do Amigo, meu amigo!
    Obrigado pela sua amizade!
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Que história é essa!!! Valeu por ter lido, obrigada Waldir e Feliz Dia do Amigo. Abraços

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Muito boa para reflexão! No início de minha postagem há um selo pelo dia do amigo!
    Por favor aceite-o! É de coração!
    Feliz Dia do Amigo!
    Ah! Votei e confirmei na Pat e na Vanessa! Posso contar também com teu voto no Top Blog?....
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. To pasma,nunca tinha ouvido a história dele,adoro ler essas historias de impossíveis que se tornam possíveis. Nossa ainda do admirando tudo isso!
    Abçs Waldir , que tenha tido um lindo dia da amizade junto dos seus!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Waldir, confesso que a história me arrepiou. Dela podemos tirar muitas lições. Com boa vontade tudo se torna possível, e mesmo quando não conseguimos entender o que nos acontece há sem dúvida um traço dos desígnios de Deus. Um abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por deixar seu comentário
Volte sempre!

Meus poemas e contos estão registrados

myfreecopyright.com registered & protected